Proteja-se do Abuso do Direito de Cobrar

O Brasil é um país que acumula um alto número de inadimplentes.

Segundo fontes, como o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil divulgado pelo Serasa, em Janeiro de 2022 o país possuía cerca de 63,4 milhões de brasileiros com dívidas em atraso que somavam 253 bilhões de reais.

Aposta-se que os fatores que justificam o aumento de devedores no país sejam o desemprego, a diminuição do poder de compra, diminuição da renda pós-pandemia e a ausência da cultura de educação financeira.

Diante desse cenário, surge uma demanda de solução para redução da inadimplência por parte dos credores e, empresas como a Innovare, se propõem a resolver as causas sem ferir o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor – onde está estabelecido que na cobrança de débitos, o inadimplente não será exposto ao ridículo – e, consequentemente, livrando o credor de cair no Abuso do Direito de Cobrar, conforme o art. 187 do Código Civil.

Mas, afinal, como fazer a cobrança de maneira correta?

A cobrança ideal deve conter:

Respeito e um tom amigável;

Preparo, ou seja, saiba corretamente o que cobrar e como cobrar;

Dê alternativas ao cliente e busquem chegar a um acordo.

Se por algum motivo realizar as cobranças do seu empreendimento é um problema, uma ótima opção é contratar empresas que fazem isso por você, melhorando a sua gestão de tempo, produtividade, além de aumentar a chance de quitação da dívida.

Como funciona a Innovare?

A Innovare trabalha com um processo de recuperação de dívidas que inclui todo o histórico da dívida e, também, do perfil do cliente para saber qual a melhor abordagem.

Além disso, trabalhamos com Cobrança Automatizada via plataformas digitais e Cobrança Humanizada.

Portanto, se você não quer correr o risco de expor o seu negócio e o seu cliente, evitando ferir os códigos que regem as negociações., entre em contato conosco, será um prazer lhe atender!

Deixe uma resposta